terça-feira, 31 de agosto de 2010

Votos: o de Protesto e o Perdido

As pessoas falam muito em "voto de protesto".  Sempre tem aquele amigo que, impaciente com as discussões sobre política, diz que irá votar em "um Enéias da vida" ou irá votar nulo, tudo para "protestar". Tal comportamento, endêmico o suficiente para motivar candidaturas questionáveis, como as das "mulheres-fruta", entre outros, apenas evidencia a falta de consciência, cara-de-pau e irresponsabilidade de inúmeros brasileiros.

O chamado "voto de protesto" beira o ridículo,  sendo praticado por pessoas que por preguiça, desleixo ou desinteresse, e motivados por uma situação material confortável, se dão ao luxo de boicotar a vida dos pobres e miseráveis desse país desigual.

Todo voto deve ser um "voto de protesto". De fato e direito, todo voto é um protesto. Um voto pode ser um manifesto de apoio ou repúdio à situação vigente. O branco, o nulo, ou o voto no "Zé da Esquina" não são votos de protesto, e sim a maneira mais prática para um indivíduo se esquivar de suas responsabilidades para com o coletivo. Assim como aquele que vota "em quem está ganhando", para "não perder o voto".

Perder o voto é ignorar a conjuntura social e política do país por 4 anos, e depois formar sua opinião baseando-se em pesquisas e propaganda eleitoral. Perder o voto é anular sua oportunidade de manifestar-se favorável a novas ou às mesmas idéias. É ignorar quem é o verdadeiro "dono da caneta", apenas por preguiça de pensar por si só, pela acomodação, pelo trabalho que traria alguma mudança.

"Voto de Protesto" é como apagar as luzes da casa durante "A Hora do Planeta": é inventar um símbolo para a preguiça monumental dos execráveis demagogos inertes, e um alívio para a consciência, para que, quando indagados sobre seu posicionamento diante de questões graves, tentar se justificar dizendo: "ah, mas eu protestei contra o sistema... no dia da eleição eu votei nulo", como se o país fosse construído apenas em dois dias de outubro dos anos pares.

Um comentário:

  1. Contundente e importante.
    Eu tinha pensado em mostrar meu descontentamento com os candidatos atuais votando no Fernando Henrique(jamais deixando voto em branco ou "não perdendo o voto", o que sem dúvida é ridículo), mas entendi a mensagem.
    Ana

    ResponderExcluir